O envelhecimento é um processo natural de todos os seres vivos e que acontece de forma individual e gradativa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos no Brasil vem aumentando consideravelmente ao longo dos últimos anos. Estima-se que até 2050 essa quantidade ultrapasse 66,5 milhões, ou seja, cerca de 30% mais idosos do que nos dias de hoje. Devido a isso, viver mais não é só mais uma questão de aumentar a expectativa de vida, mas manter a qualidade de vida na terceira idade se tornou uma prioridade para muitos médicos adeptos da Medicina do Estilo de vida.
Entender que a longevidade está diretamente ligada ao estilo de vida é fundamental, pois o reflexo das escolhas que foram feitas ao longo da vida são diretamente impactadas na terceira idade de diversas formas.
De modo geral, a prática de hábitos saudáveis consiste na realização de atividade física diária, alimentação natural e rica em nutrientes, quantidade adequada de sono e ingestão de água. Além disso, evitar agentes estressores do organismo como: não beber produtos industrializados e álcool, não fumar, controlar o estresse são cruciais quando queremos ser longevos.
Outro fator que se faz igualmente importante é manter as relações sociais ativas e em dia com familiares, amigos e parentes. Já é comprovado que os idosos mais longevos são aqueles que mantêm a vida ativa e rodeada de bons amigos. Isso reforça o estado mental e psíquico para enfrentar também aqueles dias difíceis de perdas que acontecem nessa fase da vida.
Mas, qual é o médico que cuida da longevidade?
Hoje, muitos médicos estão se especializando na Medicina do Estilo de Vida para acompanhar essa nova população que está cada vez maior. Na prevenção de algumas doenças em decorrência da idade, é o Médico Geriatra que orienta a família a lidar com seus entes mais idosos, bem como promove bem-estar e qualidade de vida ao longo dos anos, valorizando a saúde física, emocional, mental e avaliando a necessidade do acompanhamento de outras especialidades médicas e de outros profissionais da área da saúde.
Com quantos anos devo procurar um Geriatra?
Ao contrário do que muitos acreditam, o médico Geriatra não se restringe a atender somente pessoas acima dos 60 anos de idade, mas quem deseja viver muitos anos de forma ativa, livre do excesso de medicamentos, saudável e com qualidade de vida.
O Geriatra não irá analisar apenas um órgão ou sistema do corpo. Essa especialidade se dedica a cuidar da saúde do paciente de forma integral. É por essa razão que o acompanhamento é individual, personalizado e de longo prazo. É o médico que guardamos na cabeceira da cama, pronto para te ajudar em qualquer situação.
Apesar da especialidade ser bastante vasta no entendimento do corpo humano, isso não impede que o geriatra trabalhe lado a lado com cardiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, endocrinologistas, neurologistas e outras especialidades. Em alguns casos, a equipe multidisciplinar se faz necessária para a abordagem completa do paciente.
Check-ups periódicos, exames e consultas para tirar possíveis dúvidas do que está por vir se fazem necessários a partir dos seus 40 anos. Assim, com um acompanhamento médico qualificado e uma base saudável, o envelhecimento acontecerá de uma maneira muito mais equilibrada e com qualidade para viver todos os momentos importantes da sua vida.
Para consultas, clique aqui para saiba mais.
Para atendimento domiciliar, clique aqui.
Esse conteúdo tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico Geriatra.