A Geriatria é uma especialidade médica oficialmente reconhecida pelo CFM – Conselho Federal de Medicina com foco no atendimento à pessoa idosa. Assim como as crianças e adolescentes são tratadas pelo Pediatra, o Geriatra se especializou nos cuidados da pessoa idosa e na promoção do envelhecer saudável.
Com o aumento da expectativa de vida, a importância do médico geriatra é cada vez maior, visto que as pessoas anseiam chegar aos 70,80,90 anos bem, desfrutando de máxima qualidade de vida e sempre tentando preservar sua independência e autonomia.
Afinal, qual o momento certo de procurar um Geriatra?
Pensando na prevenção de doenças, na promoção de uma longevidade saudável e ativa e na independência do idoso, o médico Geriatra pode ser consultado logo após os 40 anos.
O processo de envelhecimento natural do corpo começa muito antes dos 60 anos, idade na qual a pessoa já pode ser considerada idosa no Brasil. Já nesse período, após os 40 anos, o médico Geriatra é capaz de diferenciar as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças e intervir com uma abordagem clínica ampla e multidisciplinar.
Nesse sentido, o Geriatra tem foco não só no tratamento de doenças já estabelecidas, mas também na orientação de como reduzir os fatores de risco para doenças comuns nessa fase da vida, como pressão alta, diabetes, demência, osteoporose, entre outras.
Portanto, para ter um envelhecimento bem sucedido é necessário acompanhamento do médico Geriatra, que além de tratar e acompanhar as doenças preexistentes, também irá usar todos os meios disponíveis para evitar que novas doenças surjam e aumentar a capacidade da reserva funcional.
Você já tem um médico Geriatra para chamar de seu?